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marca dandan (1) - texto do site

Talvez você nunca tenha ouvido falar em Registro de Marca e da importância que isso tem para o seu negócio. Portanto, hoje eu quero explicar um pouco sobre isso e como o Registro de Marca pode, além de profissionalizar o que você faz, agregar real valor ao seu produto ou serviço.

 

Funciona assim, a única forma de dizer que a marca é sua é tendo certificado de Registro da sua marca junto ao INPI. Bem simples! Mas o que é uma marca? Simples também! Não vou te dar aqui uma explicação técnica ou com um “juridiquês” impossível de compreender, basta que você saiba que marca é, bem basicamente, a logo da sua empresa, produto ou serviço. Fácil demais, não é verdade?

 

A marca é aquilo que te define no mercado! Quando entramos em um sacolão, farmácia, padaria ou salão de beleza, lá está a marca da pessoa estampada na parede ou exposta em sacolas, produtos e uniformes dos colaboradores.

 

A sua marca te identifica no mercado, simples assim. A Coca-Cola é uma marca gigante. Todo mundo sabe só de olhar para o rótulo que aquela marca ali e a Coca-Cola. E é assim que funciona para qualquer produto ou serviço no mercado. Todos, sem exceção, são uma marca! A diferença entre a sua marca e a Coca-Cola é: Você cuida da sua marca?

 

Pois bem, eis a questão! Muitos empreendedores entram no mercado, criam uma ideia, desenvolvem um produto e não fazem absolutamente nada para defender o que é seu. Depois alguém copia a ideia, usa a marca indevidamente e nada pode ser feito para protegê-la , pois a marca atacada não possui registro.

 

Sabendo disso, é importante que eu diga algumas verdades pra você sobre Registro de Marca e aqui vão elas: (papel e caneta na mão, pois a lição aqui é muito importante!!!)

 

1 – DONO DA MARCA É QUEM REGISTRA ELA NO INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).

 

Entenda isso de uma vez por todas, ter um CNPJ não protege sua marca, ter um domínio e um site não protegem a sua marca,  ter uma benzedeira e um pai de santo não protegem a sua marca – pelo menos não juridicamente, é bom que se diga – , ou seja, o que protege a sua marca é o efetivo registro dela no INPI, e PRONTO!

Não caia em na bobagem de acreditar em quem lhe disser o contrário. Muita gente ao pensar o negócio se esquece daquilo que é a alma dele, ou seja, a marca! Entenda de uma vez por todas, QUEM REGISTRA A MARCA É O DONO DELA!

Então, Danilo, quer dizer que, se a minha vizinha acordar em um belo dia e registrar a marca da minha loja de roupas, ela passa a ser a dona da marca que eu criei?  A resposta é SIM! Ela será a legítima dona da sua marca. E digo mais, é muito difícil que você recupere a marca. O Processo é duro, demorado, custoso e muito trabalhoso. Não queira isso para o seu negócio.

 

E eu já vi isso acontecer! Não queira ser essa pessoa! Quando isso aconteceu, a vizinha que registrou notificou a dona da Marca para deixar de usar a marca dela em 30 (trinta) dias, ou iria lhe processar por uso indevido de marca. Imagina o tamanho do transtorno que isso causou. Repito, não queira essa situação, registre sua marca o quanto antes para não ser vítima de algo assim.

 

  1. VOCÊ AGREGA VALOR PARA O BEM MAIS PRECIOSO DO SEU NEGÓCIO!

 

Sua marca é um patrimônio. Quando você vier a falecer, eu espero e desejo que isso demore muito, sua marca servirá de herança para os seus filhos. Quando ela está registrada, eles podem vendê-la ou continuar a trajetória da sua marca.

 

Saiba de uma coisa importante: Nós temos prazo de validade aqui nessa terra, as sementes que nós plantamos não! Ao final, tudo que nós deixamos aqui é um legado.  Tenho certeza de que você quer deixar um do qual você se orgulhe, ou melhor, que deixe os seus filhos orgulhosos de quem você foi.

 

Além disso, a percepção de preço aumenta muito quando você possui alta percepção de valor. Funciona assim, a partir do momento que a sua marca é registrada e, portanto, é única e exclusiva naquele segmento, você aumenta a percepção de valor do seu produto ou serviço na hora de vender.

 

Tenha isso em mente sempre. O Registro da sua marca, além de proteger o que é seu, valoriza o seu negócio. Não deixe sua marca jogada a própria sorte! Valorize o que você criou.

 

  1. VOCÊ TORNA SUA MARCA EXCLUSIVA DENTRO DO SEU SEGMENTO DE MERCADO!

 

É isso mesmo! A partir do momento em que sua marca é registrada, você se torna exclusivo no seu segmento de mercado. Isso significa, por exemplo, que se você vende churros e você faz o registro da sua marca, nenhum outro vendedor de churros pode usar o seu nome, sua logo e nem copiar a ideia do seu negócio para se aproveitar da marca que você criou.

 

Caso alguém faça isso incorrerá em um CRIME! É isso mesmo, um crime! Outra hora escrevo sobre os crimes contra a marca, mas veja importância de ter o registro daquilo que lhe pertence. Tendo as ferramentas certas você sabe como se defender daqueles que pretendem roubar sua ideia e seu negócio.

 

 

  1. SE VOCÊ PRETENDE ESCALAR, VOCÊ PRECISA TER SUA MARCA REGISTRADA!

 

Nas minhas consultorias eu sempre falo que, quem cria um negócio espera que ele cresça e que ele se torne grande. Para se tornar grande, você precisa pensar em escala e, pensar em escala, significa aumentar os seus negócios e fazer com que ele prospere cada dia mais.

 

Seja porque você pretende licenciar o seu produto para vender a aos terceiros (revendedores), seja porque você pretende franquear o seu negócio, é essencial que você tenha a sua marca registrada.

 

Você estará em sérios apuros se tentar fazer isso sem registrar sua marca. Não caia na bobagem de ir para o mar aberto do mercado sem ter o direcionamento correto e protegido da sua marca.

 

Quando você possui sua marca efetivamente registrada, só poderá utilizar a sua marca que possuir sua autorização por meio de um contrato chamado licença de uso. E é claro que você vai faturar ao ter sua alguém utilizando sua marca. Você vai ter uma renda passiva que pode alavancar e muito os seus ganhos!

 

  1. MENTALIDADE DE GRANDEZA! CRESCE QUEM SE VÊ GRANDE!

 

Você já deve ter pensado: “Ah, Danilo! Mas minha marca é muito pequena para eu registrar!”

 

Aprenda uma coisa, toda marca grande um dia foi pequena. E hoje em dia, com a internet, colocar sua marca para girar sem registrar é como ir pescar sem vara. Não adianta nada.

 

Sempre que tratamos de consultoria de negócio, estamos falando em registrar sua marca antes de qualquer coisa. Ela precisa ser exclusiva, diferente e é quem vai fazer seu nome no mercado!

 

Não pense pequeno nos seus negócios! Eleve seu nível de consciência, pense grande e cuide daquilo que é seu!

 

Sua marca é a alma do seu negócio, digo e repito!

 

Tenho um enorme carinho e apreço por esse assunto e estou à sua disposição para conversar mais sobre isso!

 

Esteja à vontade para me chamar e proteger sua marca o quanto antes. Cuide bem dos seus negócios e conte sempre comigo!

 

Grande abraço!

 

Danilo Dias

Advogado Consultor

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